Um Olhar Contínuo Para Deus – Colossenses 3.1-4
22/09/2017 - 16h56 em Pastoral

Um Olhar Contínuo Para Deus – Colossenses 3.1-4

 

            Quanto tempo da sua vida ou do seu dia, você gasta ou consome ele, se perguntando ou pensando nas coisas de Deus?

            A verdade é uma só pregamos, anunciamos e proclamamos o Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo, mas gastamos uma pouca parte da nossa vida para nos dedicarmos ou pensarmos nas coisas do alto!

            Estamos tão atolados com nossas rotinas seculares, com nossos compromissos e responsabilidades deste mundo terreno que nos esquecemos, que na realidade eu e você, como membros e participantes do corpo de Cristo, somos na realidade cidadãos do céu e que nossa vida neste mundo é só de passagem.

            A Igreja de Colossos estava passando por um momento conturbado, a população dessa cidade era formada por um misto, ou uma mistura entre gentios e judeus, e da mesma forma a Igreja que lá havia sido estabelecida por Epafras discípulo de Paulo, também tinha essa mistura entre sua membresia.

            Mas o fato é que pensamentos pagãos e hereges começaram a ganhar corpo dentro daquela Comunidade de fé, um pensamento que mais tarde ficou conhecido como o chamado “Gnosticismo: Que Deus é bom, mas a matéria é má, e que Jesus Cristo foi apenas mais de uma série de emanações ou representações de Deus em figura humana, mas sem corpo, ou seja, sem carne, ou seja, negando assim a humanidade de nosso Senhor Jesus Cristo, e assim a sua principal característica no processo da nossa salvação, o Deus que se humilhou, e se fez carne, que foi gerado por obra do Espírito Santo, no ventre da Virgem, que nasceu, cresceu e se desenvolveu como qualquer um de nós, até a sua morte e morte dolorosa, pesada de Cruz, e dessa forma se tornou o sacrifício único e perfeito aceito por Deus, para nos perdoar e restaurar a nossa comunhão com o Pai e nos possibilitar a salvação e a eternidade com o Pai.

            Então Paulo atendendo ao pedido desse angustiado servo de Deus, escreve dentro da prisão de Roma, é por isso que a Carta aos Colossos, assim como outras é conhecida como a “Epístola da Prisão”, porque era esse o local onde Paulo continuava servindo ao Seu Deus, Servindo as pessoas.

            No curto texto que lemos o Paulo, está tentando fazer com que aquele povo desperte para a necessidade de andar verdadeiramente e continuamente em conformidade com as Escrituras Sagradas.

 

1)        “Portanto, já que vocês ressuscitaram com Cristo, procurem as coisas que são do alto, onde Cristo está assentado à direita de Deus. Mantenham o pensamento nas coisas do alto, e não nas coisas terrenas.” (V.01 e 02).

 

Quando Paulo diz, “portanto”’, nós podemos entender por “Uma vez”, então Uma vez ou Agora que vocês já foram ressuscitados com Cristo, procurem buscar ou priorizar as coisas do Reino, vocês que foram unidos com Cristo no momento da sua morte pelo batismo precisam procurar pensar, falar e agir conforme a Palavra do Senhor.

Sabe o que acontece de fato é que nós perdemos tempo demais com coisas que não trazem crescimento e nenhum para a Igreja e nem para o Reino de Cristo, nós fomos salvos, restaurados e vivificados para andarmos, vivermos e pensarmos conforme os ensinamentos de Jesus, isso é de fato tomar parte no corpo de Cristo, a partir do momento em que eu e você fomos batizamos nós carregamos o peso da responsabilidade de negarmos o mundo, ou seja, os pensamentos, costumes e práticas que lá existem, aqueles mesmo que nós antes praticávamos e agora temos a obrigação deixada por Cristo de agirmos e pensarmos com forme a Sua vontade.

E olhando para o histórico de contaminação da Igreja de Colossos encontro nisso uma forte semelhança com a Igreja Brasileira do Século XXI.

Eu acho, porque ouço por demais criticas de pessoas que acusam a Igreja de estar se tornando secular, de permitir que pensamentos de fora afetem e contaminem a Igreja, mas não vejo metade dessas pessoas fazendo aquilo que deve ser feito, que é lutar pela fidelidade das Escrituras Sagradas, e essa fidelidade não consiste em um ritualismo ou em uma religiosidade Cristã, ou pegar a sua Bíblia colocar ela debaixo do braço vir a Igreja, ou ouvir musicas bonitinhas no seu carro ou em casa, ou andar com camisa de movimentos ou com pensamentos cristãos, lutar contra o declínio da igreja consiste em seguir as mesmas orientações que Paulo deu a Igreja de Colossenses Agora que vocês foram ressuscitados com Cristo, pelo batismo busquem a coisas lá do alto onde Jesus Cristo, o nosso Deus está e de onde provem, toda justiça, toda bondade, todo amor e toda força e vigor necessário para que enfrentemos as forças e os poderes malignos que regem a nossa sociedade e que tentam demasiadamente roubar a nossa fé, e desviar os nossos pensamentos em direção ao alto, mas que o poder do Espírito Santo é maior que qualquer forma do inferno, e nada pode parar e nem deter a Igreja de Cristo, do povo que permanece fiel as Escrituras Sagradas e ao Seu Senhor .

Então “pensem e tenham disposição em pensar”, naquilo que nos leva em pra mais perto de Jesus, em direção ao céu e a eternidade ao lado de Cristo, é hora de pararmos de pensar aquilo que não trás crescimento, é hora de pararmos de somente criticar que nada dentro da Igreja presta, e dobrarmos as mangas e começarmos a trabalharmos para que nada retire de nós nossa fidelidade e a essência da nossa salvação.

Foquem naquilo que verdadeiramente importa, dediquem-se aquilo que de fato irá mudar a vida de vocês de uma forma ampla, perfeita e eterna.

2)      Pois vocês morreram, e agora a sua vida está escondida com Cristo em Deus. (V.3)

 

Paulo usa a terminação do ver “morrer” no tempo passado, porque ele se refere à morte de nosso Senhor Jesus Cristo, quando eu e você morremos também com Ele, e o peso e a culpa do nosso pecado foi paga por Ele, de uma forma única e perfeita na cruz do calvário.

Ele foi desprezado, humilhado, espancado, açoitado, crucificado e morto pelas minhas e suas transgressões, pelo peso e pela culpa do nosso pecado, algo que não foi de graça, Ele pagou um alto preço um preço caro demais, é por isso que é nosso deve e obrigação sermos fiéis a esse Deus que pagou um preço caro demais por amor aos a cada um de nós.

Por isso diz Paulo, “porque morrestes e a vossa vida está oculta juntamente com Cristo, em Deus”, ou seja, nós morremos com Cristo, e fomos salvos e transformados para vivermos uma nova vida neste mundo, aguardando o dia, o grandioso dia que ressuscitaremos assim como Ele ressuscitou, mas pra isso precisamos de fato primeiro, morrermos para o mundo.

Não dá mais, é impensável tentarmos viver para o mundo e para Deus, A Bíblia nos diz que ou servimos a Deus ou ao mundo, enquanto o povo de Deus tentar servir a dois senhores, continuaremos sendo um povo fraco, que não vive a vontade do seu Pai, que não vê e não sente a mão poderosa do Eterno Deus agindo nas nossas vidas, transformando a nossa família, curando enfermos, restaurando a sorte perdida, salvando pessoas e avivando a nossa fé.

3)      E Paulo conclui o texto falando de uma promessa, Quando Cristo, que é a sua vida, for manifestado, então vocês também serão manifestados com ele em glória. (V.4)

 

Se pensamos, falamos e agimos com Cristo, se verdadeiramente morrermos para esse mundo e assimilamos o seu querer, se de fato a vontade de Deus é a prioridade na minha vida e o meu viver esta intimamente ligado ao viver de Cristo.

Quando Ele voltar pela segunda vez, nós estaremos de fato prontos para ficarmos ao lado dele, por toda eternidade, existe uma promessa, feita pelo Senhor Jesus Cristo.

 Jesus foi nos preparar um lugar, João viu tudo isso, e assim como hoje o Senhor esta lá na Sua Gloria, nós um dia estaremos juntos com Ele, recebendo da promessa que Ele nos fez, por isso mude de vida, mude pensamento, mude de comportamento, faça mais e fale menos, elogie mais e reclame menos, seja o agente de mudança de vidas que o Reino precisa, o mundo e a Igreja já tem críticos demais, nós fomos chamados para Amar, abraçar e se importar com as pessoas, com o meu irmão que é o meu próximo.

Não tente viver uma vida dupla, “Você foi comprado e regenerado pelo sangue do cordeiro, o mundo não é o nosso Deus, tenha fé na Palavra de Deus, mantenha viva o seu coração tudo aquilo que o Senhor um dia lhe prometeu, Sempre há esperança, nossa esperança está em Deus. Se você colocou a sua fé em Cristo, então deve ter a esperança do Paraíso. Um dia você estará com o Senhor. E isso põe tudo na perspectiva correta.                       

Presbítero Vitor Costa Daflon.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!

Igreja Presbiteriana do Brasil em Miguel Couto “Amando a Deus e às pessoas”  

 Estrada do Iguaçu, 113 – Miguel Couto – Nova Iguaçu – RJ – CEP.: 26.145-420   (21) 2769-0947  e-mail: igpresbiterianademiguelcouto@gmail.com 

                                                                                                     Quarta-feira: 19h30 - Culto de adoração e palavra

Domingo: 09h - Escola Bíblica / 18h – Culto de adoração e palavra 

Congregações: Tinguá – Nova América – Grama

www.radios.com.br