A Grande Comissão
08/09/2017 - 19h14 em Pastoral

A Grande Comissão

Mateus 28.19-20a -Atos 8 4-38

“Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando em nome do Pai, e do Filho, e do Espirito Santo; ensinando-os a guardas todas as coisas que vos tenho ordenado.”

 1.A evangelização é uma ordem de Deus.

2. A evangelização é tarefa da igreja.

3. A evangelização é uma necessidade do mundo.

Jesus antes de nos comissionar já havia demonstrado aos discípulos oque e como deveria ser feito.

Lucas 9 1-2, Lucas 10 1-2

Agora veremos outro personagem após Jesus subir aos céus e com esses episódios tiraremos lições praticas como podemos aplicar esses ensinamentos em nossos dias, em nossas vidas.

 Atos 8 4-8

4 Aqueles que tinham sido espalhados anunciavam o evangelho por toda parte.

5  Filipe foi até a capital da Samaria e anunciava Cristo às pessoas dali,

6 e as multidões ouviam com atenção o que ele dizia. Todos o escutavam e viam os milagres que ele fazia.

 7 Os espíritos maus, gritando, saíam de muitas pessoas, e muitos coxos e paralíticos eram curados.

8 E assim o povo daquela cidade ficou muito alegre.

Após a morte de Estevam no capitulo anterior a perseguição aos Cristãos tomou conta de Jerusalém, a comando de Saulo, então a crise instalada nessa cidade a igreja se dispersa com exceção dos apóstolos mesmo assim Felipe prega o evangelho, cura enfermos e o povo fica alegre.

Não se importou com a oposição e crise

Primeira lição que aprendemos é que mesmo em meio uma perseguição e uma crise instalada Felipe  não deixa de pregar o evangelho. Em nossas cidades não vivemos o mesmo clima, pelo contrario temos uma grande liberdade de propagar o evangelho e sabemos  que  muitos países nos dias atuais não possuem. Não podemos desperdiçar as oportunidades que surgem em nossa frente. Não podemos generalizar, porém ainda parece que a responsabilidade de pregar o evangelho esta restrita a um grupo de pessoas, Oficiais em geral da igreja(Pr.,Presb., Diac.)e os desinibidos, aqueles que conhecem mais a bíblia etc. E com isso são verdadeiros patriotas onde cumprem literalmente o que a frase de nosso Hino nacional descreve:

      “Deitado eternamente em berço esplêndido”.

Que não fiquemos acomodados, por termos a certeza de nossa salvação, sabemos que existem muitas pessoas que nos cercam que precisam Jesus em suas vidas e essa reponsabilidade é nossa isso foi confiado a nós. A crise que podemos estar passando em nossas casas, a em nosso país, não pode nos impedir de proclamar o evangelho de salvação.

Atos 8 9-13

12 No entanto, quando Filipe lhes pregou as boas novas do Reino de Deus e do nome de Jesus Cristo, creram nele, e foram batizados, tanto homens como mulheres.
13 O próprio Simão também creu e foi batizado, e seguia a Filipe por toda parte, observando maravilhados os grandes sinais e milagres que eram realizados.

Não se importou com o confronto

Segundo aprendizado ele não se importou com o confronto, pois existia um feiticeiro em Samaria chamado Simão que também  era conhecido como o “Grande Poder” ou “o Poder de Deus”, ele iludia todo povo e era muito admirado, mesmo assim Felipe pregou o evangelho e muitos creram e foram batizados inclusive Simão. E nos dias de hoje podemos diariamente passar por situações como essa onde nos deparamos com pessoas que possuem convicções diferentes das nossas, não podemos nos importar, com os confrontos, não devemos nos preocupar com  o que iremos falar, devemos lembrar que temos o Espirito Santo e ele nos lembrará o necessário a ser dito. Devemos apresentar jesus Cristo como o Salvador de toda humanidade , o libertador de toda e qual que situação que alguém possa estar aprisionado e o único remédio para uma doença mortal chamada pecado.

Atos 8 29-38

30 E, correndo Filipe, ouviu que lia o profeta Isaías, e disse: Entendes tu o que lês?
36 E, indo eles caminhando, chegaram ao pé de alguma água, e disse o eunuco: Eis aqui água; que impede que eu seja batizado?
37 E disse Filipe: É lícito, se crês de todo o coração. E, respondendo ele, disse: Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus.
38 E mandou parar o carro, e desceram ambos à água, tanto Filipe como o eunuco, e o batizou.

Cumpriu o verdadeiro discipulado

Felipe sensível ao Espirito Santo obedece e acompanha uma carruagem onde havia um  homem Etíope , que lia o profeta Isaias, e mais que depressa não desperdiça a oportunidade e começa a ensinar ele crê e ato continuo é batizado. Vivemos dia a dia cercados por pessoas que com problemas, frustrações, duvidas a certa da palavra de Deus e somos nós fomos colocados nessa terra para ajudar essas pessoas a saírem dessas situações, em algum momento podemos nos achar incapazes de falar de Jesus, por nossas limitações, até mesmo alegando que somos novos na fé, podemos dizer nos falta conhecimento suficiente e até mesmo por nossa timidez. No vs 4 dis que “aqueles que tinha sido espalhados anunciavam o evangelho”, os apóstolos andaram com Jesus, de todos diáconos levantados em At 6 só Estevam e Felipe são mencionados, porem esses que anunciavam eram provavelmente novos convertidos, vibrando com a propagação do evangelho, podemos intitula-los como os crentes leigos.

Para anunciarmos o evangelho não é necessário entrarmos em um seminário teológico para sabermos mais e quando estivermos formados ai sim colocaremos nosso conhecimento teórico em pratica. Todos nós possivelmente possuímos uma historia de vida, uma experiência, um testemunho, que poderemos utilizar como ferramenta a quebrarmos essas nossas limitações, eu estava desenganado pelos médicos agora estou curado, estava desempregado Jesus abriu a porta de emprego, eu era abastada financeiramente e quando me converti vieram  as lutas, desemprego crise financeira mas nunca me faltou nada e agora sou mais feliz.

Não podemos deixar de anunciar esse Deus, por conta das crises, dos confrontos, muito menos por nos acharmos incapazes.

            Essa missão é nossa anunciar as boas novas de Jesus, fazendo discípulos, para que sejam batizados em nome do Pai, Filho e Espirito Santo. Amém.

Presb Claudio Almeida

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!

Igreja Presbiteriana do Brasil em Miguel Couto “Amando a Deus e às pessoas”  

 Estrada do Iguaçu, 113 – Miguel Couto – Nova Iguaçu – RJ – CEP.: 26.145-420   (21) 2769-0947  e-mail: igpresbiterianademiguelcouto@gmail.com 

                                                                                                     Quarta-feira: 19h30 - Culto de adoração e palavra

Domingo: 09h - Escola Bíblica / 18h – Culto de adoração e palavra 

Congregações: Tinguá – Nova América – Grama

www.radios.com.br