A Mordomia do Tempo
03/08/2017 - 22h39 em Pastoral

A Mordomia do Tempo

Ouçam agora, vocês que dizem: "Hoje ou amanhã iremos para esta ou aquela cidade, passaremos um ano ali, faremos negócios e ganharemos dinheiro". Vocês nem sabem o que lhes acontecerá amanhã! Que é a sua vida? Vocês são como a neblina que aparece por um pouco de tempo e depois se dissipa. Ao invés disso, deveriam dizer: "Se o Senhor quiser, viveremos e faremos isto ou aquilo". Agora, porém, vocês se vangloriam das suas pretensões. Toda vanglória como essa é maligna. Pensem nisto, pois: Quem sabe que deve fazer o bem e não o faz, comete pecado (Tiago 4.13-17).

Temos vivido um tempo onde parece que a tecnologia facilitou a nossa vida. Porém sabemos que na prática algo que deveria nos ajudar a economizarmos o nosso tão precioso tempo, tem feito com que percamos muito mais tempo ainda. Como disse o Pr. John Piper: “Acredito que a maior utilidade do facebook e do twitter, será provar que a falta de oração nunca foi por falta de tempo”.

Hoje é humanamente impossível nós seres humanos limitados, correspondermos a tantas demandas que surgem diante de nós. E isso tem contribuído para que nos tornemos piores em tudo: como profissionais, e principalmente tem prejudicado muito o nosso relacionamento com o próximo. Uma pesquisa feita em 2010 pela International Stress Management Association (Associação Internacional Dedicada à Prevenção e Estudo do Estresse) diz que 62% dos brasileiros sofrem de estresse por falta de tempo. Em 2011 o INSS constatou um crescimento de 28% nos afastamentos causados por estresse. No primeiro semestre de 2011 a previdência concedeu 109 mil auxílios doença a trabalhadores que sofreram sequelas do estresse. O Brasil é o segundo país mais estressado do mundo, perdendo apenas para o Japão.

E quando nos deparamos com esse cenário nós começamos a nos justificar, e aí dizemos: é isso mesmo eu não tenho tempo, a vida é uma loucura. A pressão é muito grande, enfim... As pessoas sempre acham que se elas fizerem menos, elas terão mais tempo. Mais isso é uma mentira. Um grande homem disse certa vez: A falta de tempo é desculpa daqueles que perdem tempo por falta de planejamento. (Albert Einstein). Estamos sempre terceirizando a culpa da nossa falta de tempo: chefe, filhos, igreja, trabalho, etc.

Mas a palavra de Deus nos ensina que existe tempo para todas as coisas: Para tudo há uma ocasião, e um tempo para cada propósito debaixo do céu: tempo de nascer e tempo de morrer, tempo de plantar e tempo de arrancar o que se plantou, tempo de matar e tempo de curar, tempo de derrubar e tempo de construir, tempo de chorar e tempo de rir, tempo de prantear e tempo de dançar, tempo de espalhar pedras e tempo de ajuntá-las, tempo de abraçar e tempo de se conter, tempo de procurar e tempo de desistir, tempo de guardar e tempo de lançar fora, tempo de rasgar e tempo de costurar, tempo de calar e tempo de falar, tempo de amar e tempo de odiar, tempo de lutar e tempo de viver em paz (Eclesiastes 3.1-8).

Precisamos parar de inventar prioridades nas nossas vidas. Precisamos pedir ao Senhor que Ele nos mostre quais são as prioridades dEle nas nossas vidas: Ouçam agora, vocês que dizem: "Hoje ou amanhã iremos para esta ou aquela cidade, passaremos um ano ali, faremos negócios e ganharemos dinheiro". Vocês nem sabem o que lhes acontecerá amanhã! Que é a sua vida? Vocês são como a neblina que aparece por um pouco de tempo e depois se dissipa. Ao invés disso, deveriam dizer: "Se o Senhor quiser, viveremos e faremos isto ou aquilo" (Tiago 4.13-15).

Pare de viver com base nas suas prioridades, pare de “quebrar a cara” fazendo o que você acha ser melhor para a sua vida. Entenda que fomos criados com um propósito e que precisamos viver na total dependência de Cristo. Esteja disposto a fazer o que Ele ordena. Baseie a sua agenda em coisas que realmente importam. Pare de perder tempo, com coisas inúteis, coisas que não edificam. Se preocupe se o que você está fazendo hoje será lembrado daqui a 20, 30 ou 50 anos. Almeje ser como tantos e tantos servos do nosso Deus, descritos na bíblia, que deixaram tão grandes exemplos para nós, homens e mulheres que aproveitaram seu tempo para coisas grandiosas, servos como: José, Paulo e Silas, a serva de Naamã, Ester e a Mulher Samaritana. Que apesar de serem homens e mulheres comuns como nós. Fizeram bom proveito do seu tempo. E por isso ficaram marcados na história. E hoje são exemplos para nós. Servos que tinham vários motivos para murmurar e se esquivar, mas ao contrario disso, não murmuravam e cumpriam o propósito de Deus em suas vidas com grande garra.

Em Lucas 14.16-24, está registrada uma parábola de Jesus em que as pessoas foram convidadas para uma festa, porém todas deram desculpas.   Então o dono da festa disse que nenhum deles provaria do banquete. Quantos de nós estamos deixando de experimentar o melhor de Deus em nossas vidas, por estarmos sempre inventando desculpas para Ele.

Muitos de nós temos feito como o povo de Israel, temos rejeitado o Senhor Jesus, pois Ele não nos parece muito atraente. A palavra nos diz que não havia nEle beleza alguma que nos atraísse. Era o mais desprezado dos homens, porque Ele veio para servir, e não para mandar. E nós queremos mandar, normalmente não estamos dispostos a servir.

Precisamos de fato nos comportar como discípulos de Cristo, e para isso devemos estar dispostos a servir. Precisamos estar dispostos a levar as boas novas de salvação a todos os perdidos desse mundo. Ele nos deixou essa missão. E nós não temos opção de não cumprirmos esse chamado, é uma ordem dada pelo nosso general, e se fazemos parte desse Exército, precisamos cumprir a sua ordem. Precisamos pedir ao nosso Senhor, que nos dê sabedoria para administrarmos melhor o nosso tempo: Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas (Mateus 6.33). Devemos ansiar por passarmos mais tempo com o nosso Deus, pois quanto mais você estiver perto dEle, mais parecido com Ele você será.

Que o nosso sonho de vida seja, poder falar o que Paulo disse: combati o bom combati, completei a carreira e guardei a fé. Que a nossa oração seja: Senhor eu quero que a minha prioridade seja viver para a tua glória. Quero ocupar o meu tempo com aquilo que o Senhor quer fazer em mim e através de mim.

Elisabete Almeida Daflon

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!

Igreja Presbiteriana “Amando a Deus e às pessoas”  

Miguel Couto - Tinguá – Nova América – Grama

Estrada do Iguaçu, 113 – Miguel Couto – Nova Iguaçu – RJ – CEP.: 26.145-420   (21)2769-0947  e-mail: igpresbiterianademiguelcouto@gmail.com 

Quarta-feira: 19h30 - Culto de adoração e palavra

Domingo: 09h - Escola Bíblica / 19h – Culto de adoração e palavra 

www.radios.com.br