CONFIANÇA E SEGURANÇA - (Salmo 37.1-5)
23/07/2017 - 12h27 em Pastoral

CONFIANÇA E SEGURANÇA - (Salmo 37.1-5)

Não te indignes por causa dos malfeitores, nem tenhas inveja dos que praticam a iniqüidade. Pois eles dentro em breve definharão como a relva e murcharão como a erva verde (Salmo 37 1-2).

Estamos vivendo em nosso país um período critico no cenário politico econômico, onde aqueles que escolhemos para representar, nossos interesses, estão sendo acusados, investigados, julgados e até mesmo condenados, não só esses políticos, mas também grandes e pequenos empresários que se alimentam dessa maquina de corrupção. Por algum momento pode passar por nossa cabeça que o comportamento deles está correto, e que gostaríamos de ter o que eles tem, inclusive conquistando da mesma forma se necessário fosse, mas o Salmista nos orienta que não devemos ter inveja dessas pessoas pois uma sentença já foi decretada que como está escrito no vs 2 Pois eles vão desaparecer logo como a erva, que seca; eles morrerão como as plantas, que murcham. E como mencionamos acima e temos visto políticos, empresários sendo condenados. A justiça tem sido feita, ainda que de uma forma, podemos dizer, branda, pois alguns estão cumprindo prisão domiciliar, outros com tornozeleira etc... Porém. tendo que devolver dinheiro isso pode está sendo o  maior prejuízo deles.

Confia no SENHOR e faze o bem; habita na terra e alimenta-te da verdade (Salmo 37.3).

Nesse versículo o salmista nos recomenda a Confiarmos no Senhor. Muitas pessoas dizem confiar em Deus e acreditar que Ele reserva o melhor para nós. No entanto, são poucos aqueles que conseguem ter a crença nisso na prática. Muitos recorrem a Deus para pedir ajuda, sem nem sequer acreditar nas obras Dele. Recorrem por desespero, mas não têm fé nas suas mudanças, o que de nada adianta. Pois buscam suas necessidades e depois de conseguirem não continuam nessa crença. E essa confiança não depende do tamanho de nossa fé, na realidade, temos que acreditar que Ele sempre tem o melhor para nós, independente de qualquer coisa, mesmo que demore a nos responder ou a forma que vai se revelar a nós, pois Deus sabe o que precisamos. O Pai do jovem possesso pede a Jesus que o ajudasse com sua incredulidade ou pouca fé: E Jesus disseram-lhe: Se tu podes crer, tudo é possível ao que crê. E logo o pai do menino, clamando, com lágrimas, disse: Eu creio, Senhor! ajuda a minha incredulidade (Marcos 9.23-24). E Jesus expulsa aqueles espíritos imundos de seu filho. Já a grande fé do centurião foi grande que Jesus se maravilhou: E maravilhou-se Jesus, ouvindo isto, e disse aos que o seguiam: Em verdade vos digo que nem mesmo em Israel encontrei tanta fé (Mateus 8.10). Precisamos buscar nos alimentarmos da verdade que é Jesus, sempre praticando o bem, pois somos orientados inclusive a orar pelos nossos inimigos, por aqueles que nos perseguem, não pagar o mal com mal e sim vencer o mal com bem, para podermos habitar na terra prometida que esta reservada para nós e nunca deixarmos de confiar Nele; pois só Ele tem o melhor para nossas vidas.

            Agrada-te do SENHOR, e ele satisfará os desejos do teu coração (Salmo 37. 4).

Se agradar é ter prazer, em fazer alguma coisa, em estar em algum lugar ou em estar com alguém. Ninguém teria prazer ou se agradaria em estar com quem não gosta ou fazer algo com quem não gosta. Tentando explicar um pouco melhor, na ultima eleição em 2016, 27,7 milhões de eleitores, cerca de 32%, do total de eleitores se abstiveram de votar;  por algumas razões: descrença nos políticos e não possuir mais prazer de exercer sua cidadania, não é mas agradável poder naquele feriado sair de casa para cumprir com uma obrigação de cidadão. Com Deus é diferente, com toda certeza ainda que estejamos passando por lutas e tribulações, temos a certeza de que Ele não nos deixa desamparados, todas suas promessas Ele cumpre em nossas vidas: Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo (João 16.33). Ele nos dá sua paz através do Espirito Santo.

Na Bíblia A Mensagem: Que a sua felicidade esteja no Senhor! Ele lhe dará o que o seu coração deseja”. Então quando temos prazer de buscar o Senhor, Ele nos mostra que quer realizar tudo que nosso coração deseja. Mas não devemos ter prazer com a perspectiva de que se eu me agradar ele vai me dar tudo que quero, pois na realidade tudo que precisávamos para termos prazer, já nos foi dado, Seu filho Jesus morrendo por nós, nos dando a salvação, nos dando o Espirito Santo que hoje habita em nós, pois somos templo dele. O salmista declara que o prazer dele era esta no templo físico, onde estava à presença do Senhor. Hoje conhecemos um Deus que está conosco, que é espirito, que nos consola todo o tempo e que diz que estará conosco até a consumação do século: Como é agradável o lugar da tua habitação, Senhor dos Exércitos! (Salmo 84.1); Porque vale mais um dia nos teus átrios do que em outra parte mil. Preferiria estar à porta da casa do meu Deus, a habitar nas tendas da perversidade (Salmo 84.10). Por que o maior motivo de nossa alegria, paz, felicidade, amor, prazer é Jesus Cristo nosso Senhor.

Entrega o teu caminho ao SENHOR, confia nele, e o mais ele fará (Salmo 37. 5).

Tempos atrás fizemos uma viagem de Belém ao Rio de janeiro com o guia 4 rodas comprado em uma banca de jornal por treze reais em Belém. Hoje com a tecnologia acessível a muitos, através dos celulares, tablets e gps confiamos nesse recurso e traçamos uma rota, origem ao destino, onde seremos guiados por ruas, avenidas, pontes, desvios, retornos, radares, semáforos, obras etc. E nem sempre é 100% seguro, podendo nos colocar em lugares perigosos como já vimos em noticiários na época das olimpíadas, onde um carro da força nacional entrou em uma favela e um policial foi alvejado por traficantes e morto. Entregar nosso caminho ao Senhor é dizermos a Deus: “me leva de onde estamos até onde o Senhor tem reservado para nós”. Sendo que nessa trajetória temos problemas, dificuldades, enfermidades, mas nem sempre é fácil depositarmos toda confiança nas mãos de Deus, pois somos limitados, ansiosos e preocupados, sempre querendo tudo para ontem e nisso sempre dando nosso jeito de ajudar a Deus resolver as coisas tentando antecipar os fatos e as respostas. Precisamos ter a certeza que Deus é Digno de toda nossa confiança, Ele é o Deus Todo Poderoso, criou o universo e sustenta todas as coisas pelo seu poder, Ele é poderoso para cuidar de sua vida. O que você não pode fazer, Ele pode. Ele pode restaurar sua sorte. Ele pode curar suas enfermidades. Ele pode consolar seu coração aflito. Ele pode perdoar seus pecados. Ele pode restaurar seu casamento. Ele pode aliviar sua bagagem. Entregamos nosso caminho nas mãos de Deus, pois confiamos Nele e o MAIS Ele fará (revista e atualizada), quando fazemos essa nossa parte, o que não conseguimos é com Ele, o natural nós fazemos o sobrenatural Deus realiza,  Pois para Deus nada é impossível (Lucas 1.37).

            Não fiquemos com inveja ou indignados com os homens maus, pois o fim deles já está determinado. Confiemos no Senhor não importando o tamanho de nossa fé, pois seja pequena ou grande. Se acreditarmos nEle, veremos a Sua Glória. Tenhamos prazer no Senhor, pois o maior motivo de termos alegria e paz nos foi entregue, a nossa salvação pela graça e isso é a maior fonte de gratidão e prazer no Senhor. Incondicionalmente devemos colocar totalmente nossas vidas com tudo que temos: dores, sonhos, alegrias; para que Ele nos guie por todas suas veredas e tudo aquilo que tem a nos oferecer, Ele nos concederá.

Presb. Claudio Almeida

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!

Igreja Presbiteriana “Amando a Deus e às pessoas”  

Miguel Couto - Tinguá – Nova América – Grama

Estrada do Iguaçu, 113 – Miguel Couto – Nova Iguaçu – RJ – CEP.: 26.145-420   (21)2769-0947  e-mail: igpresbiterianademiguelcouto@gmail.com 

Quarta-feira: 19h30 - Culto de adoração e palavra

Domingo: 09h - Escola Bíblica / 19h – Culto de adoração e palavra 

www.radios.com.br